terça-feira, 16 de agosto de 2011

OS CANDIDATOS E AS ELEIÇÕES DE 2012


**qualquer semelhança com a letra dessa música, o vídeo e a situação que estamos vivendo, terá sido mera coincidência**


Ao finalizar nossa enquete, "em quem você votaria pra prefeito se as eleições fossem hoje", abordamos aqui, algumas considerações sobre os candidatos.

EDIVÃ LOURENÇO DE SOUSA - Editor Chefe do mensário "É ELE", já ocupou cargos na administração pública nos mandatos dos prefeitos Ramiô Rodrigues e Neri Ferreira, sendo desse o maior articulador junto ao diretório do PMDB em 1992. Apoiou Ronivon Gontijo; não ocupando cargos, mas no início, atuou como empreiteiro de pequenas obras. Tem um  bom  relacionamento na cidade e pode-se dizer que está entre os herdeiros dos fundadores da cidade. Já ensaiou várias vezes disputar a prefeitura em outras oportunidades, retrocedendo depois. Cremos que daria um excelente vereador, pelo conhecimento e poder de articulação.

FABRICIO BRAGANÇA - Gente daqui, criado nas imediações de Itaguari, no Brejo Grande, é vereador em seu primeiro mandato, sendo um dos mais bem votados, mesmo pesando sobre si as suspeitas de que tenha comprado votos, trocando-os inclusive por kombi e etc. Esforça para ocupar espaço na area social, quando promove uma campanha de arrecadação de alimentos no natal, ou seja, faz bonito com o chapéu alheio. Maior item em seu currículo e estar vinculado ao Senador Demostenes, um dos homens mais probos do Congresso. Esta tendo uma atuação pífia na Câmara Municipal, onde todos esperavam que agisse de forma mais combativa e fiscalizadora. Perde um precioso tempo e acaba não mostrando a que veio.

FERNANDA DO NERI - Bacharel em Direito, Vereadora de primeiro mandato, sendo a mais votada da coligação que disputou em 2008.  Na Câmara, tenta discursos inflamados, porém cai no erro de atirar a esmo. Tem atuação tímida. Está aos poucos buscando se firmar como legisladora. Muitos veêm nela uma cópia colorida da mãe, Maria Virlene, que ja fora prefeita da cidade e, tida como uma boa administradora, mas regular no trato com o povo. É sangue novo e por falta de experientes em casa é que não faria um bom governo, caso seja eleita.

IOLANDA - Empresária na cidade, pode ser considerada uma fênix. Através de seu carisma, capacidade de aglutinação e ainda a promessa de que realmente Itaguari teria uma primeira-dama atuando de verdade na area social, foi a responsável por mais de 80 por cento dos votos que o seu ex-marido recebeu na sua primeira eleição. Contudo, foi abatida no seu projeto inicial pelos próprios membros do governo. Corre nos círculos políticos, que  ela  tem o apoio declarado do atual prefeito. Se eleita e agir como nos seus negócios pessoais, Itaguari estará em boas mãos, principalmente porque não é uma pessoa influenciável.

JULINHA - Vice-prefeita nos dois últimos mandatos, cresceu quando da quase eleição do marido. Tem uma atuação medrosa e até submissa na atual administração. Como das outras vezes, não consiguirá captalizar os apoios necessários para enfrentar a cabeça da chapa, visto que não tem a simpatia do grupo atualmente no poder. Terá que correr de forma solitária, ou ser novamente coadjuvante.

MARCÃO DO SIRI - Menino que cresceu e tem família tradicional na cidade.  Protegido do ex-presidente da Assembléia Legislativa Samuel Almeida é suplente de Vereador em Goiânia. Tenta emergir como um candidato estilo Collor, ou seja, imprimindo a marca do novo, porém pode ser alvejado por diversas denúncias envolvendo seu tio deputado, situação que respingou a membros da família, e ainda, faz questão de ostentar um aparente enriquecimento num espaço muito curto de tempo. Tido no meio político como um espertalhão e oportunista. É testar pra ver.

MARLY PROFESSORA - Uma das mais antigas professora na cidade. Tida como honesta e competente. Ocupou também cadeira no legislativo municipal, do qual foi sua presidente. Esteve ligada a todos os grupos  políticos da cidade, desde a emancipação, até aos dias atuais, portanto pode ter trânsito livre entre eles. Procura demonstrar independência e imparcialidade, ao apresentar-se como possuidora de ter idéias próprias e definidas, mas devido ao  seu temperamento forte e intempestivo, dificilmente aceita correções. Precisa ouvir mais e principalmente ser mais maleável. 

NADILSON - Professor, ex-integrante do BGP, ex-secretário de educação. Uma pessoa afável. Bem articulado, esteve presente nos governos de Maria Virlene e depois no de Ronivon, sendo que deste se desligou, alegando os níveis insustentável de corrupção na administração. Mesmo negando, sua candidatura pode naufragar quando ficar evidente ser ele um candidato chapa branca, ou melhor, um candidato "laranja" do atual prefeito. Não explicou porque saiu. Não explicou como aplicou quase 11 milhões de reais da secretaria de educação, só neste atual mandato, sem contar outros quase 7 milhões quando também fora secretário da Virlene. Para conquistar o eleitorado, está tentando ser rotulado como o novo, poderá ser mais um Collor, na nossa história.

NERI - Comerciante. Político. Foi vice e depois prefeito. Fez um governo morno, voltado para as obras de infra-estrutura (construção do ginásio de esportes, asfalto, pontes) e ao social (casas populares, pão, leite, guarda-mirim, lavoura e horta comunitária). Implantou a era dos mutirões, das festas sociais. Trouxe obras do governo do estado. Disputou e perdeu as eleições de 2008.  Sempre lembrado por muitos como bom candidato a prefeito, diz que não concorrerá mais, buscando uma afirmação no meio empresarial.

PADRE AGNALDO - Padre. Cristão novo no meio político da cidade. Inovou o conceito de ser um sacerdote e condutor de um rebanho, com isso adquiriu amigos e inimigos. Ocasionando um verdadeiro racha dentro da paróquia local. Participou ativamente na fundação de uma associação dos sem tetos. É patrocinado também por uma outra associação, porém com isso, corre o risco de ser taxado de candidato dos "riquinhos"  devido a classe social de tais associados. Segundo o mensário "ÉEle", sua candidatura é irreversível.

PATROCÍNIO JOSÉ DOS REIS - Ocupa cargo público desde os tempos da Arena e PDS dos "Moreira Coelho" e depois chegou a fiscal arrecadador do Estado de Goiás. Considerado um homem probo, austero, responsável e incorruptível, com isso não pesa sobre sua conduta nenhum vício de desonestidade. Tentou ser vereador e candidato a prefeito em outras datas, não logrando exito. Emite diversas opiniões em suas publicações, dando um recado  subliminar junto aqueles que de forma conveniente fazem de ouvido moco. Certamente seria o homem certo para recolocar Itaguari nos trilhos, visto as anomalias que estamos vivendo. Porém, seus clamores não é ouvidos pela grande massa.

RAMIO RODRIGUES -  Intransigente. Afilhado político do ex-governador Iris Resende. Principal defensor da emancipação. Ex-vereador, quando foi o mais votado proporcionalmente no Brasil (Eleições de 1982). Primeiro prefeito da cidade. Fez um governo arrojado., com investimentos na infraestrutura e social. Carrega a marca de um homem trabalhador, que levanta cedo. No seu governo inaugura na cidade, o saneamento, a telefonia e asfaltamento. Recebe o presidente Collor. Porém, devido ao seu temperamento, tem surtos de ditador. Com diversos processos na justiça, teve seus direitos políticos suspensos  e dificilmente consiguirá voltar a comandar a prefeitura.

MARIA VIRLENE - Filha de político, foi primeira dama e posteriormente prefeita. Tem estilo ativa e trabalhadora, porém, com temperamento forte alimentou diversas  pecuinhas com gente simples do povo, ocasionando com isso uma marca de perseguidora e revanchista. Manifesta nos círculos de amigos e correlegionários que não disputa mais a prefeitura.

3 comentários:

  1. Leia antes de Comentar:
    •Os comentários deste blog são todos moderados;
    •Escreva apenas o que for referente ao tema;
    •Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
    •Não fazemos parcerias por meio de comentários;
    •Faça comentários relevantes;
    •Para entrar em contato acesse nosso e-mail: defensorperpetuodeitaguari@bol.com.br;
    •Obrigado por sua visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Uma reflexão que aproximou em 80 por centos dos nossos pretensos candidatos. Esperamos que tenhamos mais critérios com o próximo.

    ResponderExcluir
  3. RRENCA... PUXOU O SACO DE CERTOS (PATROCÍNIO, PROFESSORA MARLY, YOLANDA, DIVÃ)CANDIDATOS AQUI HEIM!!!!!! SEUS BLOGUEIROS PORRA LOCAS.

    ResponderExcluir

*** LEIA ANTES DE COMENTAR ***
•Os comentários deste blog são todos moderados;
•Escreva apenas o que for referente ao tema;
•Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
•Não fazemos parcerias por meio de comentários;
•Faça comentários relevantes;
•Para fazer seu comentário sobre nosso trabalho; denúncias e outros, favor entrar em contato acesse nosso e-mail: amado-itaguari@bol.com.br;
•Obrigado por sua visita e volte sempre.