sábado, 30 de julho de 2011

CORRUPÇÃO versus IMPUNIDADE


por: WILLIAM TOOMER
equipe ITAGUARI MERECE RESPEITO


A corrupção tem sido uma loteria ao contrário: o vencedor compra o bilhete e espera ser sorteado depois, já o corrupto rouba primeiro porque sabe da grande possibilidade de ficar impune. A impunidade é o pai da corrupção, a mãe é a falta de valores morais: de compromissos sociais e sentimento pátrio entre os que se dedicam à política, que aliás deveria ser a arte de promover o bem entre os seus semelhantes.
A vocação política deveria nascer do sentimento de responsabilidade com a coletividade. Quando essa vocação surge, a vida pública é um sacrifício com o prazer de realizar a obra da construção de dias melhores junto ao seu povo.
O político é um escultor. A escultura é o mundo que ele transforma por sua ação; e sua biografia termina esculpida por suas ações e na sua carreira, há de se confundir: a luta e o resultado obtido, pois a luta política deve ser feita em trincheiras e o interesse político a se realizar no coletivo.
Ao perderem os ideais, os políticos se transformam em carreiristas e os partidos em clubes eleitorais. As bandeiras, causas e idéias foram substituídas por metas eleitorais; os discursos e convencimentos pela manipulação do marketing; e os candidatos e políticos substituíram os líderes e estadistas. A luta foi substituída pelo apego aos cargos.
Sem ideais e sem punição a porta da corrupção ficou escancarada. É isso que vem ocorrendo pelo Brasil a fora.
Muitos ao perderem as convicções e propostas chegaram ao poder e passaram a conviver com a corrupção como um fato natural, não mais um crime da política contra o povo. Ainda mais grave: a política passou a oferecer o magnetismo das benesses e do enriquecimento fácil. A política permite o salto, de um dia para o outro, da sobrevivência com contra-cheque de assalariado para o poder de manejar milhões de reais do dinheiro público.
Coincidindo a impunidade jurídica e a falta de valores morais, a corrupção torna-se um filho natural da política e gera netos hediondos. Um triste produto desse casamento é a quebra da confiança nos políticos e a recusa dos jovens de ingressarem na política. Ainda pior é quando os mais velhos olham com desconfiança para os jovens que desejam fazer política, como se eles quisessem obter vantagens, e não oferecer sacrifício ao país. A política fica sem dignidade e os líderes que deveriam ser exemplos são vistos como aproveitadores.
Enquanto isso, para continuar a enganar o povo, nossos gestores segue a velha formula romana: ofereça pão e circo ao povo e teremos a sua subserviência. E nesse contexto, mesmo faltando o pão, o "circo" está armado.
É necessário romper esse casamento maldito, acabando com a impunidade e consolidando novos ideais. Mas vivemos em um tempo em que os ideais morrem antes que novos surjam. As idéias só se transformam em causas quando o povo às entende e aceita.
A população está dividida entre uma parte pobre interessada apenas na solução dos problemas imediatos e uma parte rica desejosa de manter os benefícios aos quais está acostumada.
Recordamos com ar de saudosistas a campanha da emancipação (1987); a nossa primeira eleição para prefeito e vereadores (1988); a instalação do município (1989). Foram oportunidades impares em que o nosso povo exigiu os seus direitos e os viu respeitados. Época que para se ganhar uma eleição era necessário ter uma bandeira, defender um ideal.
No vazio ideológico dos tempos atuais, não se pode esperar até que novas causas sejam aceitas pela maioria. Por isso, a forma possível de enfrentar a corrupção no momento é romper o casamento maldito pelo lado da impunidade, eliminando-a enquanto os novos valores sociais vão sendo construídos aos poucos pela história. Até a próxima.

9 comentários:

  1. Esse editorial de hj foi o melhor de todos. Nos convida para pelo menos um minuto de reflexão. Assim eu gosto de ver a informação. Sendo apresentada de maneira sutil, deixando os leitores (tô falando LEITORES) tirarem suas próprias conclusões. Com imparcialidade vc6 vão longe. abraços.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS EQUIPE. FAZER UMA COBRANÇA: PUBLIQUE MEU E-MAIL, POSTADO DIA 28/07/2011. ATÉ.

    ResponderExcluir
  3. renca.. oceis do blog num é facio naum heimmmmm... pra kem sabe lê um pingo é uma letra. que chapuletada... kkkkkkk...
    curiosidade minha e nossa na cidade - oceis tem candidato ou num tem? purque eu num voto nesses véios mais naum.

    ResponderExcluir
  4. Falando em corrupção ate na enquete ela aparece.

    não entendo essa votação do marcao do siri em tao pouco tempo.

    isso é uma vergonha.
    ja sei, ele pos seus laranjas para votar.

    agora essa enquete perdeu a graça.

    ResponderExcluir
  5. ja to vendo que o blog não e democratico com essa de seu comentario estará visivel depois de ser aprovado.
    me engana que eu não gosto.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro "anônimo", o nosso BLOG é sim, muito democrático e se presou desde o início pela confiança em seus leitores. Entretanto, diante das ofensas pessoais postadas por alguns elementos descompromissados é que optamos apartir de agora pelo uso do MODERADOR, sem que isso seja um modo de censura, a prova é que permitimos a publicação dessa sua crítica. O nosso foco principal é as coisas da e dos políticos ou seja, não estamos aqui prá denegrir a imagem de ninguém em suas vidas particulares e não possuímos também, nenhum vínculo com partidos ou políticos na cidades. É dai que vem nossa imparcialidade. Continue assim, emitindo suas críticas.
    Equipe ITAGUARI MERECE RESPEITO

    ResponderExcluir
  7. Querida o Robertin é presidente do SINDITAGUARI queremos saber pra onde tá indo o dinheiro das contribuiçoes, e mais com esse cargo ele tem direito da regalia de nao trabalhar!enquanto trabalhamos de sol a sol e andamos de bicicleta, tá tudo errado! o nome dele consta na lista de laranjas e coicidentemete a filha dele passou em 1 lugar no concurso pra trabalhar no 3 tres poderes como ACS, e pra variar ela mora no entorno de brasilia!

    ResponderExcluir
  8. nao voto em quem nao e daqui6 de agosto de 2011 às 13:41

    COMO Q O MARCAO DE UM DIA PRO OUTRO SAI NA FRENTE DA EQUETI TA TRAPACIANDO ATE NUM BLOG IMAGINA SE ELE GANHA PRA PREFEITO O RUINIVON VAI SER NENEM

    ResponderExcluir
  9. Defensor um pedido. Elimine os votos do Marcão do Siri da Enquete. Simplesmente não existe aquela votação. Eles estão manipulando.

    ResponderExcluir

*** LEIA ANTES DE COMENTAR ***
•Os comentários deste blog são todos moderados;
•Escreva apenas o que for referente ao tema;
•Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
•Não fazemos parcerias por meio de comentários;
•Faça comentários relevantes;
•Para fazer seu comentário sobre nosso trabalho; denúncias e outros, favor entrar em contato acesse nosso e-mail: amado-itaguari@bol.com.br;
•Obrigado por sua visita e volte sempre.