segunda-feira, 4 de julho de 2011

SINAIS DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO parte I


SINAIS DE IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO
PARTE I

Algumas atitudes tomada pela administração e certos comportamentos das autoridades que a dirige, se auto denunciam como fatos que podem estar relacionados à corrupção. Esses comportamentos são facilmente detectados, não demandando investigações mais profundas. Basta apenas uma observação mais atenta. A simples observação é um meio eficaz de detectar indícios típicos da existência de fraude na administração pública. Apesar de não determinarem necessariamente a existência de corrupção, a presença de alguns fatos deve estimular uma atenção especial. Entre eles estão:

ð  Falta de transparência nos atos administrativos do governante;
ð  Ausência de controles administrativos e financeiros;
ð  Apoio de grupos suspeitos de práticas de crimes e irregularidades;
ð  Subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais;
ð  Alheamento da comunidade quanto ao processo orçamentário.

SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA: São as evidências mais fáceis de serem percebidas e as que deixam mais claro que algo de errado ocorre na administração pública. São perceptíveis quando o grupo de amigos e parentes das autoridades municipais exibe bens de alto valor, adquiridos de uma hora para a outra, como FAZENDAS E BOVINOS, CARROS, APARTAMENTOS, CASAS, e também na ostentação por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como viagens, festas, patrocínios, dentre outras coisas. Alguns passam a ter uma vida social intensa, construindo e/ou freqüentando LOCAIS DE LAZER que antes não tinham ou não freqüentavam, onde realizam grandes despesas. Os corruptos assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado, que se compraz em fazer demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso a recursos extravagantes. Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mascarado às vezes com a constituição de empresas com o propósito de lavar o dinheiro desviado (empresa aqui nesse caso não é de suco de frutas cítricas não, pode ser de laticínios, roupas íntimas, etc) mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima. Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão. Como não encontra maneiras de enriquecer honestamente, recorre a atos ilícitos. Já o fraudador discreto tem formas de agir que tornam mais difícil a descoberta do ilícito. Finge ser o verdadeiro “cordeiro” durante o dia para os eleitores da cidade, passando-se até mesmo por um coitadinho, sendo suas palavras recorrentes: "não sei de nada", "não vi", "se fizeram foi sem meu conhecimento e consentimento", "nem sei porque fui mexer com a desgraça da política porque depois dela fiquei foi mais pobre", porém a noite se transforma numa verdadeira “raposa” assaltando junto com os comparsas o tesouro do povo. Então o dinheiro é subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados com os fornecedores, o que torna a sua descoberta mais difícil. Em geral, utiliza-se de “laranjas” (pessoas que, voluntária ou involuntariamente, emprestam suas identidades para encobrir os autores das fraudes), adquirem bens móveis (casas, apartamentos, etc) fora da cidade e/ou semoventes: dólar, ouro, gado, etc. Entretanto, mesmo quando a corrupção é bem planejada, deixa vestígios. Às vezes, os que se sentem traídos na partilha acabam por denunciar o esquema. Além disso, a necessidade de manter os atos ilegais ocultos torna difícil para o próprio corrupto, e até mesmo para os seus familiares usufruírem da riqueza. Quando essa situação não gera um conflito entre os participantes da quadrilha, os comparsas acabam por ficar com a maior parte dos bens adquiridos. Os corruptos ficam normalmente à mercê daqueles que operam o sistema, o caixa da quadrilha, e “os laranjas”. Muitos dos participantes destas quadrilhas, usufruem do governo, em cargos de gestão, por 3, 4, 5 e até um pouco mais de 6 anos, colaboram decisivamente no desvio de dinheiro e quando sentem que o "bicho vai pegar" ou melhor, quando veem que a POLÍCIA FEDERAL já está no encalço de alguns gatunos menos avisados, resolvem pedir demissão ou são demitidos mesmo da secretaria ou órgão em que estão lotados, e começam a fazer pose de pessoas "santinhas", verdadeiros anjos escondidos atraz de uma falsa fé (essa fé aqui não tem nada a ver com religião) e, principalmente que nunca estevera vinculados ao círculo do poder, ou melhor, ainda saem dizendo que: "sai porque não concordei com o que me pediram pra fazer". Oras bolas, pelo jeito estão aprendendo na cartilha do ex-professor Molusco da Silva, de negar, negar e negar, como também fez Pedro, ao negar o Nazareno. Isso é um atentado à inteligência do Povo e o Povo não é bobo. Pensam estar enganando a quem? Corruptos que se prezem, morrem abraçados com o líder da quadrilha.
Lembre-se: de que é praticamente impossível o prefeito fraudar a Prefeitura sozinho. Prestem atenção às ações dos responsáveis por: a) compras b) almoxarifado c) recebimento dos produtos e serviços prestados à prefeitura d) contabilidade e) tesouraria f) controle interno.

Independente dos tipos de corrupção praticados, os cidadãos que desejarem um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais que o governo ou o des-governo emite. Deve-se desconfiar de grupos fechados que gravitam em torno do poder. A nomeação de parentes de autoridades (prefeito, secretários, vereadores etc.) é também indício de corrupção, principalmente naqueles cargos chaves da administração, como: Secretaria de Finanças, Controladoria, Comissão de Licitação, Gestão de Fundos (sendo o da Sáude, Fundeb-Educação e Previdência dos Servidores os mais visados) e Departamento de Compras. No geral os corruptos, opõem-se veementemente a qualquer forma de transparência. Evitam que a Câmara Municipal, quando essa interessa, que se fiscalize os gastos da prefeitura e buscam comprometer os vereadores com esquemas e propostas fraudulentas ou até mesmo tidos como legais: oferta de emprego; comprar no supermercado do “compadre”; gratificação no salário, se este for servidor público; pressão com a possibilidade de divulgar atos pessoais. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras informações da administração pública sejam entregues aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no Executivo, dizendo até mesmo que o Povo não entendem esses números. Portanto, OLHO VIVO.

Em tempo: “Qualquer semelhança deste Editorial, com os fatos que acontecem em nossa querida Itaguari, terá sido uma mera coincidência” (risos... vamos rir, porqu rir faz bem a saúde).

4 comentários:

  1. A pura realidade. Postei o link no meu facebook, porque eu tenho vergonha desses atos e estou junto com vocês!

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  2. É simplesmente um absurdo o que acontece aqui em Itaguari ,ninguém tem coragem de colocar as coisas para frente....é por que são todos amigos né? o filho do cumpade ,o da cumade,cresceu junto comigo ,deixa isso prá lá ,me fez aquele favor você num lembra? amigo da onça ........ um bando de fracos que se vendem por tão pouco .......desse jeito as coisas não vão mudar nunca.acorda pessoal se dê o devido valor

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  3. Gostaria mt, de mandar esse blog pra uma tv, pra ver se isso tem uma repercurssão maior, pra ver as coisas acontecerem, porque qem não tem rabo preso com a Elite da cidade ,quer ver justiça!

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  4. Muito bem Tayane, gostei da sua postura de jovem!
    Quem sabe st ai uma vereadora...precisamos de gente assim, FORTE e com PERSONALIDADE!

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