segunda-feira, 5 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA OU MORTE - 7 DE SETEMBRO DE 1822

INDEPENDÊNCIA OU MORTE
Editorial:
Quando se menciona a data de Sete de Setembro de 1822, dia da Independência do Brasil, é muito comum vir à nossa memória o quadro de Pedro Américo, “O Grito do Ipiranga”, que personifica o acontecimento na figura de D. Pedro, ou como a parte do filme que acabamos de ver. Tem-se a impressão que a independência aconteceu naquele dia, naquela hora, naquele lugar. Os anos se passaram, o Brasil experimentou várias formas de governos.
Infelizmente vivemos num país em que pouco se fala sobre sua história e menos ainda se discute sobre os fatos ocorridos. Milhões e milhões de estudantes por esse Brasil afora nada sabem sobre seu próprio país e permanecerão na ignorância porque isso interessa à classe política corrupta, que prefere banir da mente das pessoas o que é ser cidadão. E, paulatinamente, heróis como Tiradentes, D. Pedro, D. João VI vão sendo relegados ao ostracismo e substituídos pelos Ronaldinhos, Kakás...
Assim vamos seguindo. Um Brasil grande geograficamente e homericamente maior pela corrupção imperante no meio político. Segue também aqui em Itaguari, onde o dinheiro público é mal aplicado; a saúde de mal a pior, com cortes de verbas constantes em programas essenciais; desvios praticados através de contratos superfaturados e em nomes de laranjas. Vemos a tudo isso de maneira incrédula. Será que aqueles que cresceram comigo desde criança, estão tendo mesmo coragem de fazerem tudo isso? de roubarem os seus irmãos? Infelizmente é uma realidade.
Imagina se hoje fizéssemos um desfile diferente, onde mostrasse os problemas que afligem a nossa cidade. Que fosse mostrado um pelotão representando a corrupção, os desvios de dinheiro, os laranjas do prefeito, pessoas morrendo por falta de médico e remédios, as domingueiras descaradas do zuis e, por fim, um grande batalhão de verdadeiros itaguarinos, pessoas que veneram essa terra como eu, como nós, gritando por justiça, por honradez, por transparência, por honestidade, por mudanças que nos dê motivos para sentir orgulho ainda mais de nossa cidade. Talvez, assistindo a este desfile, lá no alto do palanque, possa estar entre os políticos e autoridades, um GRANDE ITAGUARINO ou ITAGUARINA que se lembre do real sentido desta comemoração, se sensibilize pela demonstração de amor à  cidade, à pátria destes homens do povo e tome uma decisão de dar um basta nesta situação. Situação de desmando, desvio do dinheiro público, de roubalheira descarada., de cinismo, de falta de honradez e vergonha. Mas nesta quarta-feira – Sete de Setembro - o Brasil comemora 189 anos de sua independência de Portugal. A não ser pela realização de desfiles escolares e paradas militares, realizadas na capital federal e em outras poucas do interior, no caso da nossa Itaguari, nem precisa mencionar o desinteresse, a data para o cidadão brasileiro/itaguarino se resumirá a mais um feriado com muito churrasco regado a cerveja e chope, podendo até mesmo ocorrer uma conveniente "festinha automotiva". Refletir sobre a história do Brasil? Refletir sobre a História de Itaguari? Refletir sobre a nossa História? Que nada, isso é coisa do passado. Enfim, PARABÉNS BRASIL!! PARABÉNS ITAGUARI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*** LEIA ANTES DE COMENTAR ***
•Os comentários deste blog são todos moderados;
•Escreva apenas o que for referente ao tema;
•Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
•Não fazemos parcerias por meio de comentários;
•Faça comentários relevantes;
•Para fazer seu comentário sobre nosso trabalho; denúncias e outros, favor entrar em contato acesse nosso e-mail: amado-itaguari@bol.com.br;
•Obrigado por sua visita e volte sempre.